Em dúvida sobre como atualizar o CNIS? A melhor forma de fazer isso é através do portal meu INSS. Pois, desse modo, você consegue consultar, atualizar e acompanhar o seu extrato previdenciário do CNIS.


O CNIS é o Cadastro Nacional de Informações Sociais. Ele contém informações indispensáveis para que o segurado do INSS tenha acesso a benefícios como a aposentadoria e auxílio-doença. Pois, contém todos os vínculos empregatícios e todas as contribuições efetuadas.


Acompanhe.

Então, como atualizar o CNIS


O contribuinte foi preciso atualizar o seu extrato previdenciário CNIS quando faltam informações. Portanto, o primeiro passo é sempre acompanhar de perto se seu cadastro está atualizado. Esse acompanhamento é feito no portal meu INSS, como segue:



  1. Entre no portal Meu INSS com seu login e senha;
  2. Toque em "do que você precisa?";
  3. Selecione "extrato de contribuição" e depois clique em "serviço";
  4. Para finalizar clique em "baixar PDF" e baixe seu extrato completo.

Depois, você precisa confirmar o documento com cuidado. Principalmente se você já tem muitos anos trabalhados e com contribuições efetivadas. Então, caso faltem informações ou contribuições, será necessário atualizar seus dados no CNIS.  


Reúna os documentos necessários


Como atualizar o CNIS? Se for necessário inserir dados ou contribuições o segundo passo é reunir a documentação necessária. Pois, o INSS só vai aceitar essa atualização mediante comprovação das informações.


Seguem alguns documentos que servem como comprovante de diferentes informações para atualização do seu cadastro CNIS:



  1. Carteira de trabalho;
  2. Holerites;
  3. Imposto de renda;
  4. Guias de contribuição, como a DAS utilizada pelos microempreendedores;
  5. Carnês de contribuição à Previdência Social;
  6. Extrato do FGTS;
  7. Fichas de registro empregatícios, entre outros.

Então, na dúvida, você pode consultar um advogado previdenciário. Além disso, todos os documentos necessários devem ser digitalizados em PDF, png, jpg, jpeg, bmp., tif ou tiff. E nenhum deles deve ser maior do que 5 MB. Já o volume total de documentos que você pode enviar não pode ultrapassar 50 MB.  


Como atualizar o CNIS no meu INSS? 


Uma vez que você tenha toda a documentação necessária digitalizada, retorne ao portal meu INSS e siga as etapas: 


  1. Efetue o login no meu INSS como de costume;
  2. Selecione a opção "agendamentos e solicitações";
  3. Clique em "novo requerimento";
  4. Vá em "dados";
  5. Anexe documentos digitalizados;
  6. Espere que os documentos sejam totalmente carregados e confirme ao final para validar o envio.

Caso prefira, você pode me dar o número 135 e solicitar a abertura de um novo requerimento específico para atualizar o extrato previdenciário CNIS. Depois, é só efetuar o login no portal meu INSS e anexar os documentos na guia que o atendimento abrirá para você. 

 

Como atualizar o CNIS

 


Dicas finais 


Independente da sua escolha, você pode ser solicitado a comparecer presencialmente ao INSS, caso o processo não dê certo online. Portanto, quando o INSS perguntar qual agência física você prefere, escolha uma agência que seja realmente cômoda para você ir.


Isso não significa que você terá que ir obrigatoriamente ao INSS. Mas, a pergunta sobre qual agência física é da sua preferência é feita em todos os atendimentos de atualização cadastral. Porque, nem sempre o processo é concluído online.


Ficou com alguma dúvida sobre como atualizar o CNIS? Deixe seu comentário!


Post a Comment