Férias no museu

terça-feira, dezembro 31, 2019

Por Daya Lima

post 01Para os pais e mães em busca de programa para fazer com os filhos em São Paulo nas férias de janeiro, o Museu Judaico de São Paulo oferece ótimas alternativas. Até 26 de janeiro está em cartaz a exposição “Judeus e Xangai: famílias europeias refugiadas, nas décadas de 1930 e 1940” com atividades especiais para as crianças. Entre elas, “O que tem na mala?”, Hora do Conto e visitas teatralizadas. Tudo grátis e sem necessidade de agendamento. O museu funciona de terça a domingo das 10h às 16h. E estará fechado nos dias 31 de dezembro e 1 de janeiro.

Na exposição, as crianças podem ver 42 painéis que contam as histórias dos judeus que se refugiaram em Xangai e se defenderam das atrocidades da Segunda Guerra Mundial. Dá para ver documentos das famílias refugiadas que vieram parar no Brasil e outros itens do acervo do Shangai Jewish Refugees Museum.

Na brincadeira “O que tem na mala?”, as crianças vão conhecer o que os judeus levavam na mala naquela época, o Menorá, uma reprodução da Torá e o Sudur, o livro com as rezas para manhã, tarde e noite e as rezas do shabat, entre outros.

Já na hora do conto, elas serão apresentadas à história do menino judeu que está na China quando é a época de construir a cabana “sucá”, durante a festa de Sucot, em que se celebra a colheita. E lá é tudo muito diferente da Alemanha.

A visita teatralizada, por sua vez,  apresenta a história dos judeus refugiados em Xangai com a ajuda de artistas. Esta atividade é recomendada para crianças entre 8 e 9 anos.

 Crédito das imagens: Divulgação/Museu Judaico

Faça seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Voluntários

Loja Virtual

Em Breve
Close