Mesa-redonda discute desafios e busca soluções para refúgio em São Paulo

segunda-feira, junho 1, 2015

Evento promovido pela Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) será no Centro Cultural de São Paulo, a partir das 9h30, e reunirá refugiados, representantes do Poder Público, da sociedade civil e do ACNUR.

unhcrMais da metade dos cerca de 16 milhões de refugiados que existem no mundo vive em centros urbanos, assim como 90% dos 1,2 milhão de solicitantes de refúgio. Nas cidades, eles enfrentam riscos a sua proteção, como ameaças de detenção, retorno forçado aos seus países, exploração e discriminação, além de vulnerabilidades à violência sexual e de gênero, ao HIV e a esquemas de tráfico e contrabando de pessoas. Ao mesmo tempo, encontram soluções que permitem reconstruir suas vidas com dignidade e respeito aos direitos humanos.

Neste contexto de crescimento do refúgio urbano, o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) promove nesta quarta-feira (3/6) a mesa-redonda “Diálogo sobre Solidariedade, Convivência e Integração de Refugiados em São Paulo”. O evento acontecerá no Centro Cultural de São Paulo (Espaço Oficinas), a partir das 9h30, e reunirá refugiados, representantes do Poder Público, da sociedade civil e do ACNUR para discutir e propor soluções aos desafios de integração desta população na maior cidade da América Latina. O Centro Cultural está localizado à Rua Vergueiro, 1.000, bairro Paraíso.

Durante as mesas de abertura (das 9h30 às 12hs), serão anunciados dados recentes sobre o perfil do refúgio em São Paulo, no Brasil e no mundo – e também as ações feitas pelo Poder Público no acolhimento e integração destes refugiados. Às 16h40, acontecerá a pré-estreia do vídeo “Refugees in Brazil” (ou “Refugiados no Brasil”), concebido e produzido por refugiados que residem em São Paulo e que também estarão presentes no local.

Entre os palestrantes estão o representante do ACNUR no Brasil, Andrés Ramirez; o secretário de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, Floriano Pesaro; o coordenador de Políticas para Migrantes da Secretaria Municipal de Direitos Humanos de São Paulo, Paulo Illes; o diretor da Caritas Arquidiocesana de São Paulo, Padre Marcelo Monge; e o xeque Mohammed Al Bukai, da ONG OASIS; além de representante do Comitê Nacional para Refugiados (CONARE). Os debates serão conduzidos pelo jornalista e apresentador Cazé Pecini.

A mesa-redonda “Diálogo sobre Solidariedade, Convivência e Integração de Refugiados em São Paulo” é parte de uma iniciativa global do ACNUR, que já realizou eventos semelhantes nas cidades de Bancoc (Tailândia) e Pretória (África do Sul). Em ambos os casos, foram recomendadas soluções para a convivência e integração.

O evento acontece no momento em que São Paulo se torna a principal porta de entrada para solicitantes de refúgio em toda a América Latina – de acordo com dados que serão divulgados durante o evento – e que o Brasil recebe um número recorde de pessoas em busca de proteção, fugindo de conflitos e perseguições em diferentes partes do mundo.

“Queremos fortalecer a rede de proteção e acolhida aos solicitantes de refúgio e refugiados que vivem em São Paulo, congregando estruturas nacionais, estaduais e municipais, e organizações da sociedade civil que têm atuando neste tema”, afirma o representante do ACNUR no Brasil, Andrés Ramirez.

SERVIÇO 
• Evento: “Diálogo sobre Solidariedade, Convivência e Integração de Refugiados em São Paulo”
• Data: 03 de junho de 2015
• Horário de abertura: 09h30 (com credenciamento a partir das 09hs)
• Exibição do vídeo “Refugees in Brazil”: 16h40
• Local: Centro Cultural de São Paulo (Espaço Oficinas)
• Endereço: Rua Vergueiro 1.000, Paraíso, São Paulo (SP)

MAIS INFORMAÇÕES
• ACNUR / Assessoria de Comunicação: (61) 3044.5744 / 8187.0978
• Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo / Assessoria de Comunicação: (11) 2763.8131
• Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo / Assessoria de Comunicação: (11) 9.7206.7749
• Caritas Arquidiocesana de São Paulo – Assessoria de Comunicação: (11) 3241.3239 / 3155.2674 / 9.5132.6953

Fonte: Nações Unidas


Faça seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Voluntários

Loja Virtual

Em Breve
Close