Israel lamenta acordo entre Vaticano e Palestina

sexta-feira, junho 26, 2015

O Ministério das Relações Exteriores de Israel disse nesta sexta-feira que “lamenta” a decisão do Vaticano de “reconhecer” à Palestina como estado com a assinatura hoje do primeiro acordo entre a Santa Sé e o Estado da Palestina.

Palestina caminha com criança por prédios destruídos ao norte da Faixa de Gaza

Palestina caminha com criança por prédios destruídos ao norte da Faixa de Gaza

“Este passo apressado prejudica o avanço de um acordo de paz e o esforço internacional para convencer à Autoridade Palestina de retomar as negociações diretas com Israel. Israel não pode aceitar determinações unilaterais no acordo que não levem em conta seus interesses essenciais e o status especial histórico do povo judeu em Jerusalém”, afirma em nota o porta-voz do ministério, Emmanuel Nahson, que adverte que o país estudará o acordo e suas implicações para a cooperação futura com o Vaticano.

A assinatura do acordo aconteceu hoje no Vaticano. O texto trata de aspectos essenciais da atividade e do funcionamento da Igreja Católica em território palestino, segundo a Santa Sé.

A assinatura representa o apoio da Igreja à solução de dois Estados e pretende ajudar no reconhecimento de uma Palestina independente.

O documento dá continuidade ao Acordo de Base que a Santa Sé e a Organização para a Libertação da Palestina (OLP) assinaram em 15 de fevereiro de 2000.

O ministro das Relações Exteriores palestino, Riad al-Maliki, destacou o caráter histórico do acordo, que “pela primeira vez inclui o reconhecimento oficial da Palestina pela Santa Sé como Estado” e legitima “o direito do povo da Palestina à autodeterminação, liberdade e dignidade em um estado independente e livre dos impedimentos da ocupação”.

Al-Maliki afirmou que o texto destaca “o estatuto especial da Palestina como berço da cristandade e das religiões monoteístas” e que o Estado palestino “reitera seu compromisso com o combate ao extremismo”.

Fonte: Exame.com


Faça seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Voluntários

Loja Virtual

Em Breve
Close