EUA recebem quase 200 solicitações de refúgio de crianças da América Central

sexta-feira, março 6, 2015

O programa é gratuito e os solicitantes não precisam de um advogado

Governo dos EUA autoriza a imigração de crianças. REUTERS/Shannon Stapleton

REUTERS/Shannon Stapleton.

O governo americano já recebeu 189 solicitações de pais que têm filhos na América Central e desejam que possam chegar aos Estados Unidos como refugiados, a grande maioria delas de El Salvador, dentro de um programa desenhado para reduzir o número de crianças que fazem sozinhos a perigosa viagem para o norte.

O número foi passado nesta sexta-feira à Agência Efe por Sean Hantak, responsável pelo programa lançado em dezembro pelo governo dos Estados Unidos para crianças de Guatemala, Honduras e El Salvador. “Recebemos, até hoje, 189 solicitações dos três países, principalmente para menores de idade salvadorenhos”, disse Hantak, funcionário do programa de refugiados do Departamento de Estado dos EUA para a América Latina e o Caribe. Foram 154 solicitações de crianças que estão em El Salvador, 28 em Honduras e sete na Guatemala.

O programa procura dar uma alternativa à imigração ilegal para aqueles pais que estão nos EUA e temem pela segurança de seus filhos na América Central, e evitar uma nova onda como a que em 2014 levou milhares de crianças desses três países a atravessarem ilegalmente a fronteira sul dos Estados Unidos.

“O propósito do programa de reunificação familiar é oferecer um mecanismo de migração ordenada e segura para que essas crianças não estejam pensando em fazer essa viagem caótica, perigosa e irregular até a fronteira americana”, explicou Hantak.

Fonte: R7


Faça seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Voluntários

Loja Virtual

Em Breve
Close